Cronograma do Enem 2018 – Calendário




As inscrições deverão ser abertas em maio de 2018 e as avaliações devem acontecer nos primeiros dois domingos do mês de novembro.

As datas do Calendário do Enem 2018 foram divulgadas pelo Ministério da Educação no final do mês de janeiro, no entanto, durante o período, a maior parte dos candidatos tinha a atenção voltada para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e outra parte dos participantes, isto é, alunos que não completaram o ensino médio, ainda nem haviam conferido as notas. Dessa forma, a divulgação de informações e datas, que é extremamente importante para os candidatos do Enem 2018, foi ineficaz e não conseguiu alcançar seus principais alvos, os candidatos que desejam realizar a prova este ano.

Sendo assim, no dia 21 do mês de março, o edital do Enem 2018 será publicado no Diário Oficial da União. O edital oficializa as regras do exame.


Desde 2009, o Enem possui um formato diferente: a prova é formada por 180 questões e mais uma redação e é dividida em dois dias. Ao longo desse tempo, a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias eram realizadas no sábado e, no dia seguinte, no domingo, o candidato precisava fazer uma redação dissertativa de no mínimo 15 linhas, além das provas de Matemática e Linguagens. Dessa forma, as duas etapas do exame aconteciam em apenas um final de semana.

No entanto, houve uma alteração na última edição do exame, justamente devido a uma mudança no edital. Com isso, as provas foram realizadas em dois finais de semanas, no domingo. Sendo assim, Humanas, Linguagens e Redação foram realizadas no primeiro domingo, já os cadernos de exatas e ciências foram aplicados no segundo domingo.

Essas foram as mudanças de maior realce que aconteceram nos últimos anos. Entretanto, parece que a cada edição vem estipulando novas regras e exigências ao participante. Por isso, é tão importante estar a par de todas as informações atualizadas.


Até o momento, sabe-se que as inscrições para o Enem 2018 devem começar no dia 7 do mês de maio, isto é, em uma segunda-feira. Está previsto ainda que o site do Inep comece a receber as inscrições a partir das 10h, de acordo como o horário oficial do país.

Dessa forma, os interessados precisam realizar as inscrições até o dia 18 do mês de maio. Vale ressaltar ainda que as inscrições podem ser feitas apenas pela internet, tanto por meio de computadores e notebooks quanto por um aplicativo oficial do Enem para tablets e smartphones.

Para fazer a inscrição, os interessados devem abrir o site do Inep, no link a seguir: http://enem.inep.gov.br. Sendo assim, depois dessa etapa é preciso que o candidato preencha algumas fichas com informações pessoais. Por isso, é tão importante estar com documento de identidade e CPF em mãos, caso não se tenha o documento memorizado. Além disso, são cobradas outras informações como números de telefone e celular, e-mail e, por fim, endereço.

Foram estipuladas datas para que o Enem 2018 aconteça novamente em dois domingos. Neste caso, as avaliações devem acontecer nos primeiros dois domingos do mês de novembro, isto é, uma no dia 04 e a outra no dia 11. Ao que parece, até o momento, as ordens dos cadernos de aplicação foram mantidas as mesmas da edição passada do exame.

Para quem não sabe, o Enem é considerado uma das maiores provas de seleção do país. Isso porque, a pontuação alcançada pelo estudante no Enem pode ser decisiva em sua vida, já que, é a partir dela que o candidato tem a oportunidade de participar de programas estudantis governamentais como o Fies, Prouni e Sisu, e, dessa forma, ter acesso à formação de nível superior. Mas o Enem não se restringe apenas à graduação superior, uma vez que, com a nota alcançada, é possível que o candidato ganhe bolsas ou descontos em cursos técnicos profissionalizantes como o Senai.

Por Ana Paula Oliveira Coimbra

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *