Calendário do Enem 2018




Confira aqui as principais datas do Enem 2018.

Se você é um estudante e já está se preparando para realizar as provas do Enem 2018 e conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade do país, saiba que o edital do exame já está pronto. Continue lendo este artigo e saiba todas as informações sobre o exame.

De acordo com informações do Inep, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o edital do exame deste ano de 2018 passou algumas modificações, ou melhor, aperfeiçoamentos.


O Instituto, nesta última segunda-feira, dia 19, divulgou uma nota à imprensa afirmando que em uma terça-feira, dia 27 do mês de fevereiro, esteve reunido com representantes do MPF, Ministério Público Federal, onde foram apresentadas algumas propostas para aperfeiçoamento do edital previsto para este ano de 2018.

As fotos registradas durante essa reunião foram publicadas na conta oficial que o Inep possui no Facebook.

O Inep ainda informou que estavam presentes na reunião Maria Inês Fini, que é a sua presidente, diretores de diversas áreas do Instituto, membros da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do GT de Educação do Ministério Público do Pará e do MPF de Brasília.


Na tarde da última terça-feira, dia 19 do mês de março, foi realizada em Brasília uma entrevista coletiva em que Mendonça Filho, que é o Ministro da Educação, informou que o Ministério da Educação não pretende fazer a divulgação de trechos do edital antes que seu lançamento oficial seja realizado, o que está previsto para acontecer no dia 21, próxima quarta-feira. Antes disso, nenhum ponto em relação ao documento será divulgado.

Ainda de acordo com o que foi dito pelo Ministro, as mudanças que compõem o edital do exame de 2018 foram acordadas em reuniões realizadas com os procuradores, porém, todas elas são para que haja uma melhoria dos processos que irá beneficiar a todos, baseando-se no edital de 2017.

Mendonça Filho afirmou que desde o ano de 2016 o Enem já merecia significativas mudanças, como o novo sistema de provas aplicadas em dois domingos, que foi a novidade da edição de 2017 e que auxiliou em muito os estudantes, refletindo assim nos resultados.

Enquanto o edital do Enem 2018 não é oficialmente divulgado, veja abaixo o calendário de 2018 do exame:

– 21 de março: Publicação Oficial do edital Enem 2018;

– De 07 a 18 de maio: Realização das inscrições;

– Dias 04 e 11 de novembro: Realização das provas.·.

Este calendário já havia sido divulgado no dia 18 do mês de janeiro, juntamente com os resultados do Enem 2017. E até o momento, as datas permanecem as mesmas.

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado todos os anos e a cada ano vem ganhando mais importância da vida dos estudantes, pois as notas obtidas no exame podem ser utilizadas em diversas universidades do país. Por meio de programas criados pelo Governo Federal, como o SISU, PROUNI e Fies. Sem falar das várias universidades que já não mais aplicam as provas de vestibulares tradicionais, preferindo utilizar como método de classificação e aprovação as notas obtidas pelos candidatos do Enem.

Por isso, o Enem é um exame tão esperado e que os alunos se preparam tanto para a sua realização. Ele é um exame completo que aborda todas as áreas do conhecimento de uma forma diferente, interdisciplinar, numa linguagem moderna que vai de encontro aos conteúdos aprendidos no ensino médio.

Nesse sentido, se você é um estudante e que já está se preparando para o Enem de 2018, fique atento à divulgação do edital, prevista para esta quarta e assim poder conferir todas essas mudanças que conforme disse o ministro, são para a melhoria do exame e assim beneficia todos os candidatos.

Sirlene Montes

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *