Enem 2018 teve o Edital publicado e traz mudanças




O Edital do Enem 2018 foi publicado e Exame traz mudanças no que tange o tempo de prova e as regras para o pedido de isenção da taxa de inscrição.

Para aqueles que pretendem ingressar em um curso superior em 2019 e, portanto, deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio em2018, saibam que um momento chave do processo foi concluído: a publicação do edital oficial do Enem 2018. O documento oficial foi publicado na manhã do dia 21 de março no Diário Oficial da União e dispõe das informações preliminares bem como mudanças para a edição 2018 da prova mais famosa do Brasil.

A divulgação oficial do edital foi através de coletiva de impressa com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini. Dentre as principais mudanças, podemos destacar: maior tempo de prova, de forma a facilitar a vida dos candidatos e evitar aquela correria para terminar o exame; a realização do exame se dará em dois domingos consecutivos; a taxa de inscrição bem como as regras para pedido de isenção sofreram alterações.


A prova terá maior duração

Uma das maiores reclamações entre estudantes de todo o país era justamente quanto ao tempo total de provas, pois muitas vezes não era possível terminar todo o exame e muitos candidatos acabavam que “chutando” algumas questões para entregar o caderno de respostas.

Com isso, aqueles que participarem do Enem 2018 terão mais 30 minutos de prova para a realização da prova do segundo dia, que será composta pelos conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática. Com isso, no segundo dia, os candidatos terão um tempo total de 5 horas para entregar seus respectivos cadernos de respostas referentes às provas de Ciências da Natureza e Matemática. Para o primeiro domingo foi mantido o tempo total de 5 horas e meia para a realização das provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação.

Como já destacado, as provas continuarão a ser aplicadas em dois domingos consecutivos. Dessa forma, foi estabelecido que no dia 4 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. No domingo seguinte, 11 de novembro, os candidatos deverão fazer as provas de Ciência da Natureza e Matemática.


Taxa de inscrição e isenção

Outra informação bastante relevante no edital é justamente o período de inscrições. Os interessados podem confirmar sua participação no Enem 2018 entre as 10h do dia 07 de maio até às 23h59 do dia 18 de maio de 2018. A taxa de inscrição continua sendo R$ 82,00 e deve ser paga entre os dias 07 de 23 de maio de 2018.

Diferentemente das edições anteriores, os candidatos agora deverão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição antecipadamente. Com isso, eles deverão solicitar o pedido entre os dias 02 e 11 de abril de 2018 através da Página do Participante, que estará disponível no site oficial do Inep (www.inep.gov.br).

Podem solicitar este benefício os estudantes que atendem aos seguintes pré-requisitos: estar cursando a última série do ensino médio neste ano e em escola pública; ter cursado todo o ensino médio em escola pública; ou ter cursado o ensino médio em escolha privada na condição de bolsista integral além de possuir renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também podem ser contemplados os candidatos que se declarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como resultado de pertencer a família de baixa renda e estar devidamente inscrito no CadÚnico.

O resultado oficial dos pedidos de isenção deferidos será divulgado no dia 23 de maio de 2018 na Página do Participante.

Em 2018 o Enem deixa de oferecer a certificação de Ensino Médio para aqueles que prestam o exame com tal finalidade. A responsabilidade dessa modalidade ficará por conta do Encceja.

Para mais detalhes acesse o site oficial do Inep por meio do link www.inep.gov.br.

Por Bruno Henrique

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *