Enem 2018 – Calendário, Provas




O Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018.

Neste segundo semestre do ano, um importante processo seletivo anual será aberto aos estudantes de ensino médio. Trata-se do Enem de 2018, o qual está agendado para os dias 4 e 11 de novembro, cuja realização se dará em todos os Estados e no Distrito Federal.

Todos os anos, em torno de 5,5 milhões de estudantes que se preparam para ingressar em faculdades por meio de vestibular; do SiSU; do ProUni e do FIES participam das provas do Enem.


O edital do Enem de 2018 contém as seguintes informações:

A data do exame foi definida no início do ano e as solicitações de isenção foram cadastradas no mês de abril; o período de inscrições fechou no mês de maio e as provas serão ministradas no mês de novembro. O resultado definitivo será divulgado no mês de janeiro de 2019.

O Enem 2018, assim como anteriores, contém algumas normas registradas no edital, que deverão ser rigorosamente observadas, sobre o modo de proceder dos estudantes durante a realização das provas, no sentido de se evitar a desclassificação.

O período de inscrições para o Enem de 2018 encerrou em maio de 2018. O valor da taxa foi de 82 reais, cujo pagamento foi recebido, no máximo, até o dia 23 do mesmo mês, em todas as agências bancárias; em lotéricas ou nas agências dos Correios.


As solicitações de isenção da taxa de inscrição foram cadastradas entre os dias 2 e 15 do mês de abril. Observação importante: todos os estudantes que receberam o direito à isenção para participação no Enem de 2017 e não compareceram às provas, estavam obrigados a justificar suas ausências no sentido de garantir o mesmo benefício para o Enem de 2018.

Sobre Cartão do Enem de 2018 as informações são as seguintes:

Trata-se de um importante documento com informações sobre o local da prova, que estará disponível aos inscritos a partir do dia 22 de outubro. Os dados poderão ser acessados por meio da internet, na “Página do Participante”. Este cartão não será enviado por meio dos correios.

O exame será ministrado entre os dias 4 e 11 de novembro, ou seja, em dois domingos seguidos. Por meio do Cartão de Confirmação da Inscrição, a ser liberado no mês de outubro, serão informados os locais das provas do Enem.

O itinerário consiste no seguinte:

No dia 4 de novembro serão 45 questões sobre Linguagens, Códigos e as Tecnologias correspondentes; mais 45 questões sobre Ciências Humanas, seguidas da Redação.

No dia 11 de novembro serão 45 questões versando sobre Ciências da Natureza; mais 45 questões sobre Matemática.

Todos os portões dos locais das provas do Enem de 2018 serão fechados precisamente às 13h, no horário oficial da Capital Federal, Brasília. Todas as provas iniciam, exatamente, às 13h30, cuja duração será de 5h30 na primeira etapa e mais 5 horas na segunda fase.

A data do resultado definitivo do Enem de 2018 será 17 de janeiro de 2019. A publicação destes resultados será liberada somente aos participantes que, de fato, concluíram o Ensino Médio ou estão prestes a concluir até o final deste ano de 2018. Os acadêmicos que ainda não concluíram o Ensino Médio terão acesso às notas apenas a partir do mês março de 2019. Após o resultado deste Enem será possível a todo estudantes cadastrar-se no SiSU, no ProUni e ou no FIES.

Este é o evento mais importante do ano para os estudantes do Ensino Médio. Todos os acadêmicos que pretendem ingressar em boas universidades, com descontos ou financiamentos, precisam participar do Enem.

Por Paulo Henrique dos Santos

Enem 2018

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *