Enem 2018 – Possíveis Temas de Redação




Confira os principais assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2018.

O Enem está chegando! Faltando menos de um mês para a realização de suas provas, o Exame Nacional do Ensino Médio gera ansiedade em alunos do Brasil inteiro que se preparam durante todo o ano para realização de seu exame, afim de garantir sempre uma ótima pontuação e consequentemente pleitear as melhores colocações nas universidades nacionais.

Um dos seus principais itens é a redação e a confecção de seu tema. Sempre houve muito mistério sobre os temas a serem escolhidos. Por conta do seu histórico, o Enem gosta sempre de abordar questões relacionadas a contextos sociais aonde uma minoria é presente e muitas vezes mal assessorada, daí vem a justificativa do tema do último ano relacionado a educação para deficientes auditivos (surdos).


Com base neste histórico, listamos abaixo sete possíveis temas a serem aplicados na redação deste ano. Tudo isto para você aluno se preparar melhor!

1. O fenômeno Fake News e suas implicações sociais

Apesar de ser um tema comum e infelizmente muito explorado nos dias atuais, muitas pessoas sequer se dão conta de seu potencial nocivo e os impactos reais e imediatos na sociedade, além da maneira negativa ou mesmo positiva de suas informações. Por conta disto, o assunto pode ser abordado como tema principal no Enem deste ano.

2. Um caso atual da saúde nacional: a Obesidade Infantil

O quadro de Obesidade Infantil cresceu dramaticamente nos últimos anos e já se tornou uma preocupação a saúde nacional, à área médica aponta dois principais fatores para o seu agravamento: a falta de acompanhamento por parte dos pais à rotina dos filhos (boa parte devido a vida diária atribulada), além da proliferação e propaganda constante de alimentos industrializados e redes de “fast food”, fatores estes que podem ser destacados pelo Enem no próximo mês de Novembro.


3. O poder do voto e suas consequências como ato transformador.

Um tema muito atual em vista de estarmos em um ano eleitoral aonde toda a população clama por mudanças no contexto político afim de garantir uma melhor governança para o futuro da sociedade brasileira.

4. Um alerta social atual sobre o suicídio e a solidariedade

Tanto a solidariedade como também o suicídio são temáticas que podem ser abordadas este ano no Enem, o primeiro tema sempre será atual e parte de um histórico utilizado pelo Enem ao longo dos anos de fazer seus candidatos refletirem sobre os contextos sociais. Já o segundo tema ganhou enorme relevância devido ao alarmante e crescente número de casos apontados nos últimos anos de suicídio, justificando inclusive a criação do mês Setembro Amarelo, para melhor atenção e cuidado a estes indivíduos muitas vezes marginalizados pela sociedade.

5. A má qualidade de vida associada à saúde mental do indivíduo

Questão importante que pode ser levantada em vista o ritmo frenético de trabalho que muitos indivíduos e famílias se veem obrigados a sofrer em vista de fatores financeiros ou cobranças sociais.

6. O brasileiro com sua inata capacidade criativa para resolução de problemas

Em parte devido suas características inatas ou mesmo sociais, o povo brasileiro sempre foi enaltecido por sua intrínseca capacidade de superação de obstáculos através de sua criatividade e engajamento diante de crises econômicas. Esta qualidade e suas consequências (tanto positivas como negativas) podem ser objeto da temática da redação deste ano.

7. As variações da língua e os preconceitos atrelados a ela

Um tema também atual sempre atrelado a diversidade linguística brasileira (em boa parte por conta de seu vasto território e inúmeros tipos de povos que o habitam), além do preconceito que esta diversidade e sotaques linguísticos podem acarretar. Suas controvérsias podem ser objeto de reflexão neste ano no exame.

Bons Estudos!

Autor: Carlos B.

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *