Isenção da Taxa do Enem 2019





O prazo para solicitar a isenção da taxa do Enem 2019 vai até o dia 10 de abril.

Hoje é Dia da Mentira, mas não é mentira que você já pode solicitar a isenção da inscrição do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O prazo vai até o dia 10 de abril, quarta-feira da semana que vem. Como você sabe, milhões de pessoas vão fazer a prova e agora imagine boa parte dessas pessoas tentando realizar a solicitação no último dia. Não há site que aguente, certo? Então, fique ligado nesse texto, pois vamos te mostrar se você pode solicitar a isenção e o passo a passo de como fazê-la para que você não perca seu tempo e garanta a isenção!

Quem tem direito à gratuidade da prova?

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), aqueles que têm direito à gratuidade são:




  • Estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública de ensino;
  • Candidatos que cursaram o Ensino Médio inteiro na rede pública ou que tenha recebido bolsa integral na rede privada, caso comprovem que a renda familiar mensal per capita não passe de um salário mínimo e meio;
  • Candidatos que declararem estado de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam escritos no CadÚnico, ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Lembrando que só pode fazer parte do CadÚnico famílias que possuem até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos no total.

Lembrando que você deverá ter em mãos documentos que comprovem a condição e não adianta tentar mentir, pois o Inep tem como verificar se cada informação é verdadeira. O candidato que apresentar uma informação falsa, além de ter que ressarcir o dinheiro ao Inep terá a sua inscrição cancelada.

Como posso me inscrever?

  1. A solicitação de inscrição será feita apenas no site do Enem enem.inep.gov.br, no campo "Acesse o Sistema de Isenção";
  2. Preencha seus dados, concorde com os termos e clique em "continuar". Confira na página inicial se eles estão certos. Caso você tenha alguma dúvida, ligue para 0800 616161;
  3. Preencha o seu endereço e informações relacionadas ao Ensino Médio e o NIS e confirme. Caso você precise corrigir algum dado, clique em voltar;
  4. Preencha o Questionário Socioeconômico e suas informações de contato;
  5. Escolha uma senha;
  6. Conclua em "Enviar Solicitação".

Lembrando que o Inep não se responsabiliza por solicitação de isenção da inscrição do Enem não recebida por conta de problemas nos computadores ou na rede, falhas na comunicação ou erros do participante no ato da solicitação. Por isso, não deixe para última hora e revise bem seus dados antes de enviar. Caso o seu pedido seja recusado, você pode entrar com recurso entre os dias 22 e 26 de abril.


Como e por que justificar a ausência do Enem passado?

Se você conseguiu isenção da inscrição do Enem em 2018, mas, por alguma razão, não conseguiu fazer a prova, você deverá justificar a ausência no período de 1º a 10 de abril na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), utilizando a senha do cadastro do Enem 2018. Você deverá anexar algum documento que comprove, como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. A mesma coisa serve para este ano, se você faltar e não justificar perderá o benefício em 2020.

O resultado da solicitação da isenção da inscrição do Enem será divulgado a partir do dia 17 de abril na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante).

Não se esqueça de, mesmo que você consiga a isenção da inscrição do Enem, deve se inscrever normalmente. Caso contrário, não poderá realizar a prova. O período de inscrição vai do dia 6 (segunda-feira) a 17 de maio (sexta-feira). Assim como na isenção, é importante que você não deixe para última hora para evitar problemas como site congestionado ou sistema fora do ar.

Por Jéssica Lima Cochete

Enem

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *