Enem 2019 – Informações Importantes





As inscrições para o Enem 2019 poderão ser realizadas entre os dias 6 e 17 de maio de 2019.

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado no segundo semestre de cada ano, e as inscrições se dão no primeiro semestre.

Deste modo, o documento de Edital do Enem de 2019 está disponível ao público desde o dia 25 de março, e o mesmo contém as normas e fases do exame. Neste edital, está registrado o novo valor da taxa, que agora está em 85 reais; novas medidas de segurança; medidas de economia de gastos e mais o aplicativo para a orientação vocacional.




Sobre o itinerário do Enem de 2019, seguem as informações:

A partir do mês de fevereiro, o setor do Inep fez divulgar as datas deste Enem, edição de 2019. O período de inscrição será entre os dias 6 e 17 do mês de maio. A prova será ministrada entre os dias 3 e 10 do mês de novembro deste ano. Neste mesmo mês de abril, todos os estudantes tiveram chance de solicitar, se necessária, a isenção de pagamento da taxa de inscrição.


Qual é a importância de participar do Enem:

As notas resultantes dos testes do Enem de 2019, por exemplo, serão computadas de modo a intensificar os resultados do vestibular, garantindo maiores chances de ingressar nas universidades.

Algumas facilidades estão sendo projetadas para melhorar este Enem de 2019, entre elas a redução de custos em dois modos de administrar o evento, ou seja, a diminuição das folhas de cálculos – os rascunhos – e a substituição daquela tecnologia para coleta de impressão digital por meio menos custoso de registro.

O Ministério da Educação e da Cultura, MEC, por meio de seus gestores, está próximo de lançar um novo canal para o próprio aplicativo do Enem de 2019, no sentido de promover interação com os estudantes através da fundamental orientação vocacional. Este novo projeto tem por meta dispor um rol de carreiras para todos os estudantes e fazer diminuir o contingente de acadêmicos universitários que decidem mudar de curso, trancam ou mesmo a faculdade, em consequência de não se identificarem com a carreira oferecida por tal ou tal curso.

O período de solicitação de isenção de taxa do Enem de 2019 já finalizou. Este prazo se deu entre os dias 1 e 10 do mês de abril. Os resultados destas solicitações já estão devidamente divulgados no site Vestibular Brasil Escola desde o dia 17 de abril.

Observação importante: todos os estudantes de conquistaram a isenção e não compareceram às provas terão obrigação de justificar suas ausências, de modo a tentar angariar nova isenção para 2019.

Sobre o cadastro de inscrição para o Enem de 2019:

Todo acadêmico deverá realizar sua inscrição entre os dias 6 e 17 do mês de maio, por meio da Página do Participante. A taxa, como já foi citada, é de 85 reais e poderá ser quitada até o dia 23 do mesmo mês de maio.

O procedimento:

O Exame Nacional do Ensino Médio está exclusivamente voltado para todos os estudantes que estão cursando o ensino médio ou que já concluíram o mesmo. Os acadêmicos que ainda cursam o 1º ou 2º ano de ensino médio poderão participar Enem na qualidade de simulado, ou seja, as notas angariadas não serão computadas para o futuro vestibular.

A estrutura das provas segue abaixo:

Os estudantes deverão estar presentes a partir das 13h, no horário de Brasília, e a resolução das provas inicia a partir das 13h30, tendo duração oficial de 5h30 no primeiro dia de testes e de 5h no segundo dia.

No primeiro dia: caderno de redação; as 45 questões sobre Linguagens e Códigos; mais 45 questões sobre Ciências Humanas;

No segundo dia: caderno com 45 questões versando em Matemática e mais 45 questões versando sobre Ciências da Natureza.

Mais informações no site: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2019.htm.

Por Paulo Henrique dos Santos

Enem 2019

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *